Se você é uma pessoa que considera que a sua privacidade é fundamental, um apartamento com área privativa deve ser uma alternativa na hora de comprar um novo imóvel. Esse termo pode parecer um pouco confuso no início, afinal, ter um apartamento por si só já não seria o suficiente para ter o sossego e a tranquilidade desejada?
Pois bem, na verdade, esse conceito vai um pouco além de uma “simples ideia” e pode ser muito útil na hora de definir a escolha do lugar ideal que você pretende morar, seja sozinho ou com a sua família.
A grande verdade é que na hora de entender como vai ser feita a organização do seu apartamento, avaliar a opção de uma área privativa deve ser uma questão para levar a sério.
Ao ouvir esse nome, muitas pessoas podem confundir com área útil ou área comum de um condomínio, mas existem diferenças significativas entre elas.
Quer saber o que considerar quando for conhecer um apartamento com área privativa? Que tal entender melhor quais são as suas vantagens? Responder essas perguntas é o que nós do Grupo Lar fazemos. A gente garante que após ler esse artigo até o final, você vai saber o que é e quais as vantagens de ter um apartamento com área privativa.
Bora conferir com a gente!
Mas afinal, o que é a área privativa de um apartamento? Basicamente, é toda a área destinada ao uso exclusivo de um proprietário que adquiriu o imóvel. Diferente da área útil, a área privativa inclui o espaço ocupado pelas paredes do apartamento.
Essa diferenciação decorre pelo fato de que na área útil o proprietário pode mobiliar ou decorar. É um conceito muito semelhante à área privativa de um apartamento, no entanto, não leva em conta onde estão as paredes e os pilares, que sustentam o apartamento
Existem alguns locais que também podem ser considerados área privativa, como uma varanda gourmet e seus diferentes modelos, e até vagas de garagem, desde que estas sejam de uso privado para o morador, algo que é definido na escritura.
Vale ressaltar que tudo que estiver definido como área privativa do apartamento, inclusive as espessuras das paredes, deve ser regido pela ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. É através dessas normas que divisões de perímetros são feitas, principalmente se uma parede divide dois apartamentos.
Casa ou apartamento: saiba como escolher
Além das duas áreas citadas até aqui, temos também o que se considera como área comum. Em relação à área privativa de um apartamento, a comum tem uma diferença substancial e é consideravelmente mais simples de percebê-la.
O conceito de área comum está diretamente relacionado ao ambiente de prédios e condomínios, pois serve para o uso de todos os moradores, ou seja, os locais de entrada e saída, os elevadores, as áreas de lazer, de festa, salão de jogos, recepção, academia, spa, corredores, etc.
Muito diferente da área privativa, os lugares destinados à área comum constituem uma lógica diferente, já que não são feitos para o convívio particular e sim para a sociabilidade entre os condôminos. Ninguém, além da construtora, conseguirá escolher o que terá e como será construída a área comum de um prédio, apenas aceitar como será entregue.
Por fim, em áreas comuns, os estacionamentos dos prédios também podem ser considerados parte dela. Isso só vai acontecer se as vagas que forem destinadas aos moradores poderem ser preenchidas de forma aleatória.
Adquirir um apartamento com área privativa traz uma série de vantagens e benefícios, tanto para quem deseja comprar quanto para os que preferem fechar um contrato de aluguel.
Ideal para quem pretende morar em família, os apartamentos com área privativa oferecem espaços reservados que podem ser aproveitados para diversas finalidades, conferindo um caráter prático e versátil para essas áreas.
A primeira vantagem que se tem com um apartamento com área privativa é a possibilidade de receber visitas em um espaço adequado. Em um local reservado, você vai poder reunir amigos ou familiares com mais tranquilidade, sem precisar procurar por lugares externos que precisem de reserva.
Você terá acesso a um espaço mais arejado, com boa ventilação, já que essa metragem extra na planta de um apartamento permite uma área mais ampla e planejada. Se quiser deixar a área privativa ainda mais aconchegante, acesse nosso blog e veja algumas dicas de decoração.
As possibilidades do que construir em um apartamento com área privativa são gigantescas. Sempre terá espaço para usar a criatividade para deixar o apartamento com a sua cara, valorizando aquilo que você mais gosta de fazer ou usar.
Quer encher o espaço com plantas? Pode. Construir uma cozinha gourmet? Também é possível. Até improvisar uma pequena academia tá liberado quando se tem essa possibilidade no seu imóvel.
Além de tudo isso que já citamos, outra vantagem de ter um apartamento com área privativa é a possibilidade de valorização. Possuir um imóvel nesses moldes é um fator considerado diferencial, por oferecer uma maior garantia de qualidade e conforto para os moradores. Manter um imóvel com um bom valor de mercado sempre será algo positivo!
Agora que você já tem a noção sobre as diversas vantagens que um apartamento com área privativa traz, deve estar se perguntando como fazer para conseguir um. Como dissemos, um apartamento desse tipo tem muita chance de se valorizar, então é importante estar atento para o tipo de aquisição que você deseja fazer.
Se a sua condição financeira permite que você alugue um apartamento com área privativa, o procedimento para alugar o imóvel deve ser feito com a maior segurança possível. Antes de visitar o local, avalie todos os custos que podem estar envolvidos.
Não é apenas o valor do aluguel que entra nessa conta, mas também os valores de IPTU, conta de luz e água, condomínio, gás, etc. Também deve ser considerado que, todo ano, existe o reajuste feito no valor do aluguel. Não deixe de se prevenir quanto a isso, a fim de evitar maiores sustos e descontrole com as finanças.
Após fazer o levantamento financeiro e verificar se existe algum problema com a estrutura do apartamento, chega a hora de lidar com questões contratuais e, posteriormente, de vistoria.
Sempre analise o seu contrato com calma, analisando tudo o que está sendo proposto.
Leia bem o que estiver escrito quanto a renovação do contrato, seus direitos e obrigações como inquilino e do proprietário também, todo possível de reajuste e multa e regras de manutenção permitidas no imóvel. Caso você não concorde com uma cláusula, negocie com o proprietário ou imobiliária e fuja de qualquer condição abusiva.
Comprar ou alugar um imóvel: o que compensa mais?
Para o caso de comprar um apartamento com área privativa, primeiramente leve em consideração todas as vantagens que já citamos ao longo deste texto. Concluir a compra de um apartamento nesses moldes te dará uma mais espaço, conforto, versatilidade e uma vantagem econômica por conta da valorização que o imóvel, inevitavelmente, terá.
Antes de fechar o negócio, é necessário passar pelas mesmas etapas que o aluguel traz, como uma boa avaliação do apartamento, todos os custos que estarão envolvidos na compra e, o mais importante, a documentação que será necessária para concluir a compra. E são muitos papéis, viu? É preciso ter paciência na hora de concluir uma negociação desse porte.
A papelada para realizar a compra de um apartamento com área privativa é uma parte bastante burocrática, muitas vezes complicada, mas absolutamente necessária para que tudo fique em ordem. Elas se dividem em três partes: a dos compradores, dos vendedores e o imóvel e condomínio.
Depois que estiver com tudo isso organizado, considere esses três fatores como os principais para finalizar qualquer transação:
Em suma, para comprar um apartamento com área privativa, você vai precisar de uma preparação com antecedência e muita pesquisa antes de concluir qualquer negócio. Não se esqueça que ao ter um lugar com essa característica para chamar de seu, você estará fazendo um ótimo negócio.
Saiba como conseguir um financiamento
Ter um apartamento com uma área privativa é contar com a possibilidade de aproveitar um pouquinho mais o seu cantinho. Boa parte do seu tempo será gasto nesse espaço, então, por que não optar por um imóvel com mais conforto e comodidade?
O mais importante para se entender é que ter uma área privativa significa que você terá um espaço totalmente exclusivo para o seu uso como proprietário.
Para não se confundir na hora de concluir uma compra ou aluguel de um espaço com essas características, lembre-se que a indicação de metragem dessa área vai levar em conta o apartamento e outros espaços privados, como a garagem, por exemplo.
Não se deixe levar apenas pela emoção, mas também saiba o que considerar na hora de escolher um apartamento com área privativa. Ao entender suas necessidades, ficará muito mais fácil escolher o modelo ideal de imóvel que mais se encaixa com você, deixando as ideias ainda mais vivas para o que construir nele.
Outra dica muito importante antes de você sair pesquisando por aí: nunca deixe de visitar os apartamentos. Isso pode levar muito mais tempo do que você tem programado, mas é algo fundamental, pois não se deve confiar apenas nas imagens que estão na internet ou que os corretores de imóveis te enviam.
Ter uma noção real do espaço é importante para se ter uma visão e uma primeira vivência mais realista com a área que você está se propondo morar. Andar pelos cômodos, ver a vista, pensar em possibilidades de integração de espaços, tudo isso só vai ser resolvido mais facilmente com a visita ao apartamento.
Por mais que tenha muitos detalhes, não precisa ficar assustado. Seguindo os passos corretos e se informando com antecedência, tudo vai ocorrer bem e você terá o seu apartamento com área privativa o quanto antes.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que a gente tenha passado todas as informações necessárias para você não ter nenhuma dúvida quanto ao tema do post.
Continue acompanhando o nosso site para mais informações!