HIS e HMP: Tudo o que você precisa saber antes de comprar
O que são HIS e HMP?
Habitação de Interesse Social (HIS) e Habitação de Mercado Popular (HMP) são unidades habitacionais incentivadas pela legislação municipal, destinadas a famílias enquadradas em diferentes faixas de renda.
Quem pode comprar?
Morador
- HIS 1: Renda familiar de até 3 salários-mínimos;
- HIS 2: Renda familiar até 6 salários-mínimos;
- HMP: Renda familiar até 10 salários-mínimos;
- R2V: Sem limite de renda.
Investidor
Investidores podem adquirir as unidades sem limitação de renda, mas a ocupação só é permitida por meio de locação tradicional (Lei do Inquilinato), respeitando os limites de renda estabelecidos para cada categoria.
Em ambos os casos, é obrigatória a certificação de enquadramento, documento exigido na assinatura do contrato de compra e venda e, no caso de locação, no momento da assinatura do contrato de aluguel.
NR (Unidades Não Residenciais)
Essas unidades não possuem uso exclusivamente habitacional e podem ser adquiridas por qualquer pessoa física ou jurídica, desde que respeitem a destinação permitida pela classificação NR (prestadora de serviços). Elas complementam a infraestrutura do conjunto habitacional e seguem regras específicas para aquisição.
Prazo de Enquadramento
Durante o prazo de 10 anos a partir da emissão do habite-se, as unidades de uso residencial devem ser destinadas apenas para famílias enquadradas nas respectivas faixas de renda.
Para investidores, a obrigatoriedade de enquadramento do inquilino também é de 10 anos.
Os investidores podem vender as unidades para outros investidores, seguindo as mesmas regras de locação. Também é possível vender para famílias enquadradas nas respectivas faixas de renda para moradia, mediante alteração da destinação.
Registro da Destinação do Imóvel
Sim, a destinação do imóvel deve obrigatoriamente constar na matrícula, tanto para compra quanto para locação.
Penalidades por Descumprimento
O não cumprimento das regras pode resultar na aplicação de multas elevadas, tanto para adquirentes e cessionários quanto para investidores e locatários.
Legislação Vigente
- PDE (Lei 17.975/2023)
- LUOS (Lei 18.081/2024)
- Portaria SEHAB (nº 32/2024)
- Decreto Municipal (63.130/24)
Para conhecer nossos imóveis, acesse nossa página de imóveis.
Para mais informações a respeito da legislação vigente, acesse o site da Prefeitura de São Paulo.