Você já parou para pensar até que ponto a tecnologia pode ajudar a nossa vida? E se chegar um momento que tarefas consideradas simples se tornassem ainda mais facilitadas por advento de uma automação, cada vez mais avançada? Pois é, essa realidade já está presente em nossas e tem um nome bem caseiro: Smart Home.
Pode parecer algo muito distante, mas não se engane. Aquilo que um dia aparecia apenas nos desenhos animados, como os Jetsons, agora já faz parte dos cotidianos das pessoas e você pode vivenciar essa realidade.
Ainda que muitos possam não considerar, o controle remoto já foi um grande avanço nesse sentido. Desde então, sistemas de automação vêm sendo estudados, a fim de fornecer soluções práticas e altamente eficientes para a população. A Smart Home é resultado de um processo muito avançado de pesquisa e inovação, que agora vem gerando frutos.
Para você entender melhor sobre essa tecnologia, ao longo desse artigo você saberá como ela funciona, quais são suas vantagens e como ela pode facilitar a sua vida daqui para frente. Acompanhe o texto até o final e tire todas as suas dúvidas sobre a tão comentada Smart Home.
Apartamento garden: o que é, vantagens e tendências
Traduzindo para o português, as Smarts Homes são casas inteligentes que podem realizar diferentes tarefas do dia a dia dos seres humanos. Para que ela realize as suas funções, basta estar conectada a uma rede de internet, para que assim fique à disposição de todos os serviços que ela pode exercer, presencialmente ou a distância.
As funções da Smart Home podem ser controladas via celular ou tablet, o que é uma vantagem, já que o operador não precisa estar na casa para programar alguma utilidade ao seu favor. Caso prefira, o usuário também pode programar para a sua casa realizar atividades específicas com frequência.
Então imagine que depois de um dia cansativo de trabalho, você já pode programar para que a sua casa defina opções de janta e organize uma playlist de música, de acordo com a sua preferência, para você chegar e relaxar quando estiver em sua residência. Na hora de dormir, sem precisar se preocupar tanto, você pode pedir para o sistema desligar a luz sozinho.
Outro exemplo muito comum e que incide bastante sobre uma preocupação das pessoas é a segurança. Com o sistema da Smart Home, você pode, ao sair de casa, deixar o sistema de alarme preparado para acionar caso alguma coisa aconteça.
Em suma, ter essa tecnologia ao seu dispor facilita uma série de processos e tarefas diárias que, ao longo do tempo, você pode economizar energia para realizá-las, gastando mais tempo para fazer aquilo que você mais gosta dentro da sua casa.
Esse tipo de automação tem virado uma tendência em projetos de arquitetura e é usado pelas maiores empresas de tecnologia do mundo. Criar dispositivos inteligentes vem atraindo o público que busca novos empreendimentos, principalmente se já estiver integrado em um projeto de imóvel.
Para que as Smarts Homes funcionem, elas precisam estar conectadas à internet, pois são acionadas por meio de um controle de voz ou algum aplicativo que pode ser acessado remotamente. A automação residencial é feita a partir de aparelhos que precisam ser instalados junto ao sistema elétrico da casa.
Vale lembrar que para funcionar perfeitamente, é preciso que as casas inteligentes sejam implementadas em locais cuja parte elétrica esteja em ordem. Isso é muito importante, pois não adianta pensar em utilizar todas as funções que a tecnologia oferece, sem que o imóvel escolhido tenha a estrutura adequada para o seu recebimento.
Resumidamente, ter uma Smart Home vai servir para você obter soluções integradas que vão facilitar o gerenciamento das tarefas da sua casa. As suas aplicabilidades são diversas e podem oferecer maior conforto e praticidade para o seu dia a dia. Há uns anos poderia parecer algo de ficção científica, mas não, hoje em dia a sua casa pode ser mais inteligente.
Mas afinal, quais são os principais benefícios que podem ser destacados ao obter uma Smart Home? Como você pode perceber até aqui, ter uma casa inteligente traz uma série de facilidades. Diante de tanta comodidade que essa tecnologia traz, existem alguns pontos que merecem ser destacados com mais ênfase.
O primeiro deles é o conforto que traz para a execução de tarefas. Já imaginou deixar todos os eletrodomésticos da sua casa ajustados de acordo com os seus interesses? Ou a possibilidade de programar o seu aspirador para a sua casa estar limpa quando você chegar? E que tal deixar o ar condicionado climatizando o ambiente quando você estiver fora em um dia quente? São muitas funções que a tecnologia pode realizar, tornando a sua rotina mais agradável do ponto de vista da realização de tarefas.
Quanto à segurança da sua residência, optar pelas Smarts Homes também é um ótimo benefício que você pode considerar. Ao ter o total controle de todos os cômodos da sua casa na palma da sua mão, você poderá otimizar o sistema integrado para aumentar a segurança da sua casa.
Já existem diversas formas de fazer isso, por meio de alarmes que são acionados a partir de sensores de movimento e calor, portas que só abrem com identificação do próprio morador, sistemas biométricos ou por sistema de voz para aberturas e fechamentos de portas e janelas, monitoramento remoto 24 horas por dia, e muitas outras inovações.
Outro benefício muito importante é em relação à sustentabilidade. Muitas pessoas tendem a pensar que as casas inteligentes tendem a consumir muita energia, no entanto, o que se vê é justamente o contrário.
Mesmo com a possibilidade de ter muitos aparelhos conectados ao mesmo tempo, o sistema integrado utilizado de maneira remota pode fazer com que os equipamentos da sua residência desliguem de qualquer lugar, caso seja necessário, além do ajuste das potências de certos produtos que também podem ser regulados.
Vale a pena alugar um studio em SP?
Com todas essas vantagens listadas, eu duvido que você não queira saber como faz para montar a sua própria casa inteligente e conseguir usufruir de todos os benefícios que essa tecnologia inovadora oferece aos usuários.
A boa notícia é que para começar a fazer funcionar a sua é muito simples. Existem diversas marcas que você pode procurar para começar a usar e dá para testar em qualquer dispositivo de casa, como lâmpadas, tomadas, eletrodomésticos no geral, etc.
Para iniciar o processo, basta conectar o dispositivo que você vai usar na rede de internet da sua casa e pronto, já é possível começar a usar o controlar as tarefas de sua casa pelo celular.
Na hora de montar a sua, pense bem quais são as suas prioridades para o momento. A depender de quanto tempo você fica em casa, pode ser que nem todas as funções sejam necessárias, então é sempre bom ficar atento a isso.
Começar pelas tomadas inteligentes pode ser uma boa, já que sempre serão necessárias. Você não vai precisar de uma mão de obra especializada para a instalação, pois é só encaixar o plug e sintonizar no wi-fi.
Com tanta opção para pesquisar no mercado, qual a melhor forma para achar os gadgets mais atrativos para a sua casa inteligente? Existem ótimas alternativas que podem te ajudar e a gente vai te mostrar algumas.
Imagina apagar ou controlar a intensidade da luz apenas com o comando de voz? Usando lâmpadas inteligentes, você pode viver isso diariamente, economizando energia e deixando ambientes mais confortáveis de acordo com a sua necessidade. Essa diferenciação pode ser usada para diferentes momentos, como a hora de ler um livro ou ficar na frente do computador.
Caso você queira dar uma personalizada na decoração da sua casa, algumas lâmpadas também podem servir para mudar de brilho e cor. Você pode, portanto, programar a iluminação da sua residência de acordo com uma variação mais ampla.
Já que falamos de lâmpadas acionadas por comando de voz, vale lembrar que você pode optar por ligá-las através de interruptores inteligentes. A possibilidade de funções são bastante diversas e os interruptores funcionam com base em definições que podem ser feitas com bastante antecedência.
Um exemplo é quando acaba a luz e você os deixa programados para ficarem ligados ou desligados quando ela voltar.
Que tal assistir tudo o que você acompanha pela internet na tela da sua televisão? Os dispositivos de streaming podem fazer isso com extrema facilidade, desde que estejam conectados à rede wi-fi. Com eles, todo mundo pode ter uma Smart TV!
Com eles instalados, você poderá assistir vídeos, ouvir suas músicas, baixar os aplicativos que deseja e até aprender aquela receita nova que você tanto gosta.
Os aparelhos são muito importantes para as casas inteligentes, pois além de vigiar as áreas internas e externas, eles registram tudo o que acontece com os bens da residência. As alternativas vão desde câmeras, até sensores de presença e videoporteiro.
Uma das grandes vantagens é que depois que forem instalados, os aparelhos podem ser monitorados de longe, ou seja, não é necessário estar em casa para saber se ela está segura ou não.
O roteador vai ser fundamental, pois todos os produtos que integram essa rede inteligente precisam de uma boa conexão com o wi-fi, ou seja, ter um roteador eficiente vai facilitar que a internet chegue para todos os aparelhos.
Eles são projetados justamente para isso: compartilhar a rede por todos os aparelhos inteligentes presentes na casa.
Em caso de queda de energia, o nobreak estará lá para proteger todos os equipamentos eletrônicos da sua casa. Quando ocorre essa oscilação de energia, certos aparelhos podem ser prejudicados quanto ao seu uso, por isso ter um nobreak pode ser fundamental para a sua casa.
Todos os equipamentos que estiverem conectados nele serão impedidos de desligar instantaneamente, dando tempo para que o desligamento seja feito de maneira adequada.
Móveis planejados: vantagens e desvantagens
Já está mais que claro que optar pela tecnologia do Smart Home é algo que vai facilitar a sua vida em muitos sentidos. Consulte as melhores marcas para comparar as opções disponíveis e desfrute dos benefícios que esse sistema oferece para as suas tarefas diárias.
Para saber mais sobre esse e outros tipos de tecnologia inteligente, continue acompanhando o nosso blog!