Dicas

Ambientes integrados: o que são e quais as vantagens de ter um?

Apostar em ambientes que geram mais conforto e maior praticidade quanto a circulação, vem sendo uma tendência em projetos arquitetônicos. O conceito de ambientes integrados é uma ideia bem difundida no ramo da arquitetura e, cada vez mais, as pessoas estão buscando esse tipo de alternativa na hora de criar espaços mais aconchegantes. 

A ideia é muito simples e pode ser aplicada de várias formas. Basicamente, o que se busca nesse tipo de projeto é unir dois ambientes diferentes, sem a necessidade de uma divisória no meio. O início da aplicação dessa técnica veio dos lofts, os pequenos apartamentos que surgiram como alternativa para pessoas que moravam sozinhas nos EUA na década de 70.

Coincidentemente, essas pessoas eram muito ligadas às artes e à arquitetura, que acabaram ajudando a difundir essa nova perspectiva de integrar ambientes, aliada a uma essência mais descolada e moderna.

Ficou interessado em saber mais? Acha que o seu apartamento pode se beneficiar disso? Continue a leitura deste artigo até o final, pois responderemos todas essas dúvidas. 

A gente garante: até o final da sua leitura, você saberá explicar para qualquer um sobre esse tema. Bora lá?

Varanda gourmet: saiba o que é e suas vantagens 

O que são ambientes integrados?

Os ambientes integrados são, antes de tudo, uma boa alternativa para as pessoas. Novos tempos exigem novas percepções sobre a realidade, o que acaba influenciando diretamente as zonas que utilizamos para convívio. O desafio desses tipos de ambientes é aproveitar a ampliação de espaços, buscando uni-los para um melhor aproveitamento das pessoas.

O que define que um ambiente está integrado é a sua junção com um ou mais cômodos de um mesmo imóvel. Nesses casos, não há a necessidade de uma divisória como uma parede, por exemplo, pois a livre circulação por esses lugares é o que vai prevalecer. Então, como esse tipo de construção torna os ambientes mais confortáveis?

É o que vamos te explicar a seguir:

Vantagens dos ambientes integrados

Se você chegou até aqui, é porque está interessado em saber mais sobre as vantagens que os ambientes integrados trazem. Saiba que você tem razão por pensar assim, pois os benefícios podem te ajudar muito a aproveitar melhor os espaços e saber como tirar o máximo potencial deles. 

Confira agora algumas das principais vantagens desse modelo de layout para o seu dia a dia:

Aumento da sensação de amplitude

Uma das primeiras mudanças que se percebe ao fazer uma reforma deixando ambientes integrados é o aumento da sensação de amplitude. Isso ocorre justamente pelo fato de que a união de duas áreas diferentes de um mesmo imóvel ampliam a área privativa do mesmo. 

Consequentemente, você sentirá que vai poder caminhar mais pelo espaço, terá mais conforto para circular de maneira mais fluida e até a mobília dos cômodos pode ser planejada de modo diferente. Um exemplo comum é a integração entre cozinha e sala, o que confere uma vantagem muito significativa para quem recebe visitas. 

Maior interação entre os moradores

Foto de ambiente integrado.

Viver sozinho já traz uma série de desafios, mas com mais pessoas eles são maiores ainda. Conviver em ambientes integrados é uma ótima opção para pessoas que desejam valorizar uma maior interação entre si. Enquanto alguém estiver assistindo televisão, a outra pode estar ao lado, comendo na cozinha, por exemplo.

O isolamento não precisa ser mais um problema para os ambientes integrados. Neles, os moradores de uma residência podem perfeitamente circular nos mesmos espaços, além de não precisar ficar se locomovendo a todo instante para observar o que a outra pessoa está fazendo.

E para quem tem filhos, essa vantagem se mostra ainda melhor, já que aquela vigia constante que todo o responsável tem pelas suas crias fica facilitada em um contexto como esse. 

Home resort: saiba o que é e quais são seus benefícios

Melhor aproveitamento dos espaços

Ao optar por viver em imóveis com ambientes integrados, você vai se deparar com situações em que o ocorrerá um melhor aproveitamento dos espaços. Além da já mencionada sensação de maior amplitude, você vai poder criar novas linhas de decoração, podendo organizar melhor as mobílias da sua casa

Outro ponto muito importante é que a limpeza da sua casa será mais prática, pois não será mais tão necessário ficar movimentando móveis para realizar essa tarefa, além de otimizar o seu tempo de conclusão. 

Maior conforto e praticidade

Ter a opção de ambientes integrados oferece, de modo geral, mais conforto e praticidade para executar as tarefas diárias, uma vez que não há nenhuma “barreira” no meio do caminho para impedir o seu livre acesso por diferentes recintos.

Com uma maior integração de diferentes áreas do seu imóvel, você terá mais tranquilidade para usufruir dele, afinal, ninguém quer se sentir enclausurado, não é mesmo? Uma área integrada possibilita um maior aproveitamento da ventilação e luz natural, o que já contribui para uma considerável economia de energia.

Como integrar os ambientes?

Por envolver uma parte estrutural de um imóvel, apostar em ambientes integrados envolve uma série de etapas que apenas profissionais da área podem conduzir uma reforma com mais precisão e eficiência. Para fazê-las da melhor forma, o primeiro passo é consultar um arquiteto ou um engenheiro, pois ambos terão a capacidade técnica para conduzir a integração.

Para realizar a integração de ambientes, será necessário passar por três etapas: planejamento, execução e finalização. Em todas elas, haverá particularidades que precisam de atenção especial, cada uma da sua forma particular. 

A primeira parte, que envolve o planejamento, requer muita cautela quanto aos detalhes, pois caso as obras não saiam como o planejado, ocorreram atrasos que podem prejudicar a obra e, consequentemente, aumentar os seus custos. 

Muito mais do que apenas quebrar as paredes de uma casa, a fase de planejamento deve levar em consideração as medidas da planta da casa. Em ambientes integrados pequenos, esse critério deve ser ainda mais rígido, já que manter uma lógica sobre os cômodos que estarão unidos.

Foto de familia em ambiente integrado.

É preciso que essa coerência seja mantida para que o local não passe a sensação de sufocamento, além de não limitar a movimentação dos moradores. Um planejamento bem elaborado evita maiores problemas quanto à falta de liberdade para transitar em todos os espaços da casa. 

Depois que essa etapa é entregue, vem a fase de execução, que é quando se coloca a mão na massa. Depois que toda a estrutura é avaliada, os profissionais responsáveis por fazer a obra vão mexer em toda a estrutura, quebrando o que for necessário para não causar danos e, posteriormente, aplicar o conceito aberto que os ambientes integrados trazem.

Por fim, uma parte que envolve mais o gosto pessoal de cada um, é a finalização dos ambientes, que envolve principalmente a decoração do espaço, além dos acabamentos finais que já estão previstos. Usar a decoração para delimitar espaços é uma ótima forma para criar identidade em diferentes espaços.

Cuidados na hora de integrar ambientes

Integrar ambientes pode ser uma ideia muito útil, no entanto, é preciso ter cuidado com alguns detalhes para não passar apertos. O primeiro deles é a atenção com o piso. Sempre comece a integração do seu imóvel por ele, pois este será o fio condutor dos principais lugares da sua casa, como salas, quartos, cozinhas e varandas. Não se esqueça: utilizar o mesmo tipo de piso é algo fundamental para integrar o ambiente de forma mais harmoniosa e eficaz.

Muito cuidado na hora de derrubar as paredes. Por mais que isso seja parte do processo, é importante ter a noção se elas possuem pilares ou vigas e se ela faz parte da estrutura que sustenta determinada parte da casa. Se você deixar de conferir esses detalhes e começar a quebrá-las, problemas na sustentação vão aparecer. 

Em alguns casos, como ambientes integrados de sala e cozinha, será necessária a instalação de alguns itens a mais. 

Para salas de estar, a possibilidade de incluir elementos mais flexíveis, como portas de correr pode ser uma boa opção, para que estas fiquem mais protegidas em certos momentos. Já para as cozinhas, uma coifa precisa ser colocada para que o ar se renove eficientemente e não se espalhe o odor por todo canto. 

Exemplos de ambientes integrados

Existem diferentes tipos de ambientes integrados que podem ser adotados por você. Isso é uma ótima oportunidade para estar aberto a várias opções, pois você terá diferentes inspirações e consegue priorizar aquilo que mais te agrada na sua casa.

Vale lembrar que não adianta optar por todos os modelos de ambientes integrados. Cada imóvel terá diferentes metragens e, nem sempre, será possível realizar a reforma que você mais deseja. Confira alguns exemplos de ambientes integrados que podem te inspirar:

Sala e cozinha

Essa é uma opção clássica que atrai muitas pessoas. Além de ser um dos grandes “cases de sucesso” desse tipo de arquitetura, a integração entre sala e cozinha é uma ótima opção para deixar os locais mais sofisticados.

Foto de ambientes integrados Ambientes pequenos integrados com móveis planejados

Não é porque o imóvel é pequeno que ele pode ser bem aproveitado por seus moradores. Com um projeto bem feito, é possível unir o melhor dos dois mundos: ambientes que favoreçam o ganho de circulação e a instalação de móveis planejados que facilitem a alocação de objetos que podem ser guardados. 

Outros móveis como sofás e armários também podem ser boas alternativas para otimizar a integração dos ambientes da sua casa. 

Ambientes integrados com pisos modernos

Para estender o uso dos cômodos, colocar um piso moderno é uma ótima forma, tanto para a decoração do espaço quanto na economia, pois não será necessário fazer a compra de dois pisos diferentes. 

O piso também pode servir como um delimitador, o que é ótimo para esse tipo de construção.

Casa ou apartamento? Saiba como escolher a opção ideal para você e sua família. 

Conclusão

Se você quer um ambiente moderno, bem ventilado, com boa iluminação e de fácil circulação por toda a extensão que o espaço oferece, não deixe de lado os ambientes integrados. Além de possuírem uma grande variedade, são uma excelente opção para inovar os espaços.

Confira também