Decoração

O porcelanato líquido é a melhor opção para minha casa?

Um material que tem sido muito procurado para pisos e bancadas em residências é o porcelanato líquido. Inicialmente utilizado apenas em hospitais, shoppings e estabelecimentos comerciais, o produto começou a chegar nas casas por causa da sua beleza e facilidade de limpar.

Aquele piso brilhante, amplo e sofisticado é o sonho de qualquer um, não acha? E as bancadas revestidas com porcelanato líquido dão um ar de elegância sem a necessidade de investir em pedrarias mais caras, como o mármore.

Mas antes de optar por esse material na construção ou reforma da sua casa, vale a pena considerar as vantagens, desvantagens, cuidados de manutenção, durabilidade, forma de aplicação e o custo com matéria-prima e mão de obra.

Talvez você esteja procurando um apartamento pronto para morar que tem piso de resina e quer ter certeza de que está entrando em um bom negócio, né? Esse texto também é para você!

Vamos explicar tudinho para você. Vem com a gente!

Porcelanato líquido

Para começar, conheça a composição desse material, suas vantagens e desvantagens.

Saiba o que é 

O porcelanato líquido, também conhecido como revestimento monolítico ou resina autonivelante, é uma resina utilizada para revestimento de superfícies, como pisos, paredes e bancadas.

Ele não possui porcelanato em sua composição. Na verdade, o material se chama resina epóxi ou resina de poliuretano, dependendo do produto escolhido, mas ganhou esse nome por causa da aparência semelhante ao porcelanato e da forma de aplicação.

Várias cores e espessuras

O porcelanato líquido pode ser transparente, branco, cinza, preto ou colorido. É possível, também, imitar o cimento queimado e o mármore, ou colocar imagens e figuras debaixo da resina (porcelanato 3D).

O material é encontrado em diferentes espessuras, com diferentes índices de resistência ao sol e à água. Quanto menor a espessura, menos resistente e mais escorregadio.

Para ambientes externos, é indicada uma espessura maior que 0,4, se o piso for plano e nivelado, ou maior que 0,7 se o piso for inclinado.

A resina também pode ser do tipo esmaltado, técnico acetinado e técnico polido, cada um deles com suas características de resistência a manchas, brilho e escorregamento.  

Modelos 

homem mostrando opções de porcelanato

Imagem: Freepik

Existem vários modelos de porcelanato líquido, para todos os gostos e ocasiões. Vejamos os principais modelos:

  • Cristal

É o material em sua forma translúcida, seja incolor ou colorida, com um aspecto clean e brilhante.

  • Marmorizado

Lembra a aparência do mármore e é um excelente substituto da pedra, por ser mais econômico e mais difícil de manchar. Isso acontece porque o porcelanato líquido é impermeável, enquanto o mármore absorve líquidos e umidade.

  • 3D

É a resina em cima de um adesivo, criando a impressão de uma imagem tridimensional. Pode ser instalado em piscinas, banheiros, paredes e pisos para esbanjar um visual ousado, intencional e divertido.

  • Madeira

Imita a aparência da madeira para obter uma decoração mais rústica e aconchegante. Sua substituição pela madeira é interessante do ponto de vista econômico e também no quesito de durabilidade e manutenção.

  • Geométrico

Uma verdadeira obra de arte! O modelo geométrico é semelhante ao 3D, mas difere por suas formas padronizadas e harmônicas. É uma ótima opção para pisos e paredes de escolas, brinquedotecas, lojas, clubes e outras instituições, além de residências..

  • Monocromático

Como o próprio nome diz, é o material em uma cor uniforme, que pode ser neutra, como bege e cinza, ou mais vibrante como o vermelho, verde e azul.

  • Metalizado

A resina metalizada lembra a aparência ferrosa dos metais, como o cobre, ouro e prata. Ela pode ser uniforme ou mesclada:

  • Fosco

É a resina sem brilho. Pode ser uniforme na cor branca ou cinza ou mesclada, lembrando cimento queimado.

  • Abstrato

Semelhante ao modelo 3D e geométrico, o modelo abstrato consiste na resina aplicada acima de um adesivo contendo figuras abstratas. É utilizado em hospitais, escolas, museus, bibliotecas e também em casa.

Principais vantagens 

Esse material tem muitas vantagens na aplicação de pisos, bancadas, pias, mesas e paredes. Veja só!

O piso monolítico de resina é uma peça única e não apresenta rejuntes. Como consequência, esse piso:

  • É mais fácil de limpar e se mantém limpo por mais tempo
  • É higiênico, porque não acumula bactérias, fungos e outros parasitas em emendas e rejuntes
  • Dá sensação de amplitude e faz parecer que o ambiente é maior
  • Pode ser usado para proteger um piso já existente, como piso de madeira
  • É brilhoso, elegante e sofisticado
  • Pode ser aplicado sobre pisos de cerâmica, porcelanato, pedra e madeira, e também direto no contrapiso.
  • Possui vários tipos de cores e até estampas, no caso do porcelanato 3D 
  • É autonivelante, ou seja, pode ser aplicado em superfícies desniveladas
  • Pode imitar a aparência do cimento queimado e do mármore
  • É impermeável, resistente a água
  • Pode ser utilizado em áreas internas, externas e até em piscinas
  • É remodelável e, em alguns casos, volta à sua forma original depois de um dano sem a necessidade de reformar o piso

Em bancadas, pias e mesas, o material também tem vários benefícios, como:

  • Reaviva a cor e a aparência de bancadas e pias já existentes de alvenaria, madeira, mármore, porcelanato e outros materiais
  • Restaura móveis danificados
  • Pode ter aparência similar a pedras como mármore, granito e quartzo, com um custo inferior ao da compra desses materiais
  • É fácil de limpar e higiênico
  • É brilhante e bonito

Já o porcelanato líquido em paredes é uma ótima opção porque:

  • É fácil de limpar e não acumula fungos e bactérias, por não ter emendas e rejuntes
  • Permite a aplicação de papéis de parede (porcelanato 3D), com longa durabilidade
  • Seu brilho confere sofisticação ao ambiente

Há muitos motivos para utilizar esse material em casa, não acha? Mas ele também tem algumas desvantagens que analisaremos a seguir.

Desvantagens

  • Pode manchar se muito exposto ao sol ou ao calor. Leite, vinho, café e produtos de limpeza muito ácidos também podem causar manchas, se permanecerem sobre a superfície por muito tempo. 
  • Exige uma mão de obra muito especializada e com muita experiência, que pode ser difícil de encontrar
  • Requer um tempo maior de “cura”, que é o termo utilizado pelos pedreiros para se referir ao tempo de descanso do material, depois de instalado. A obra requer pelo menos 3 dias de espera antes de poder utilizar a superfície.
  • Não pode receber limpeza com produtos ácidos e abrasivos
  • Sua durabilidade é menor que a do porcelanato, cerâmica, granitina, vinílico e laminado.
  • A durabilidade pode diminuir se passar por muitas mudanças de temperatura
  • Em alguns casos de danos toda a superfície deve ser trocada, sem a possibilidade de fazer consertos pontuais

Como é feita a aplicação? 

A aplicação só é feita depois do tratamento do rejunte (se houver), lixamento, aspiração e selamento da superfície. Após tudo isso, o profissional vai passar uma base com auxílio de um rodo, se for resina epóxi, ou com um rolo de tintura, se for resina de poliuretano.

Depois, é hora de fazer o acabamento, cuidando para não deixar bolhas no material. Para aumentar o brilho de pisos, bancadas ou paredes coloridas, é possível passar mais uma cada de resina incolor por cima.

Como você pôde notar, a aplicação desse material não é nada simples. Por isso é muito importante contratar um profissional de confiança especializado neste tipo de serviço.

Cuidados na manutenção 

Como todo material, o porcelanato líquido exige alguns cuidados de manutenção. Evite colocar sobre a bancada ou mesa revestida de resina panelas quentes, porque o calor pode causar manchas. 

Cuidado especial com algumas bebidas, como o café, vinho e leite, que se respingarem e ficarem por muito tempo sobre o material podem manchar o revestimento.

A limpeza deve ser feita apenas com pano úmido e sabão neutro. Nada de alvejante (Qboa), palha de aço (Bombril) e produtos de limpeza abrasivos!

De tempos em tempos, também é bom passar uma cera própria para este produto, a fim de restaurar o brilho. 

Durabilidade do porcelanato líquido

foto de uma casa com porcelanato

Imagem: Freepik

Se aplicado corretamente e bem cuidado, o material tem uma média de durabilidade de 10 anos. Esse tempo é maior que a durabilidade da madeira, mas é menor que a da cerâmica, granitina, porcelanato comum, vinílico e laminado.

É possível aumentar a vida útil? 

Sim, é possível aumentar a vida útil do porcelanato líquido mantendo os cuidados  de manutenção, limpeza correta e polimentos periódicos para restaurar o brilho da superfície. 

Porcelanato líquido x porcelanato comum

Apesar do nome similar, o porcelanato líquido e o porcelanato comum são bem diferentes. Na verdade, como vimos mais cedo, o primeiro material nem tem porcelanato na composição – é somente um apelido por causa de sua aparência.

O porcelanato comum é um produto cerâmico muito utilizado em pisos e revestimentos. Ele é impermeável e disponível em diversas cores e estampas.

Saiba onde encontrar o porcelanato líquido 

O material pode ser encontrado em lojas de construção, acabamento e tintas, sejam elas físicas ou online, ou em grandes e-commerces, como Mercado Livre, Amazon, Leroy Merlin.

Preço por m²

Em média, 1 kg de resina epóxi custa R$ 250. Essa quantidade é suficiente para revestir um metro quadrado (m²), considerando uma espessura de 2mm. Assim, o custo aproximado do m2 de porcelanato líquido é R$ 250, sem contar o valor da mão de obra.

Conclusão 

Agora você já sabe as características do porcelanato líquido, seus diferentes modelos e quais as vantagens e desvantagens dele. Vimos também a forma de aplicação, os cuidados de manutenção, o valor do material e sua durabilidade.

Esperamos que você possa fazer uma boa escolha sobre a utilização ou não desse produto em casa, de acordo com seus gostos e necessidades. 

Está procurando um novo lar para morar? Dá uma olhadinha nas nossas casas e apartamentos em São Paulo, Jundiaí e Campinas. Vale a pena, viu? Tá tudo muito bonito!

E se você quiser decorar sua casa com um jardim vertical, confira esse conteúdo que ensina como montar um e quais as plantas mais indicadas para cada ambiente.

Confira também