A decoração vintage é um estilo que está conquistando cada vez mais espaço nas residências e escritórios.
A ascensão do estilo começou na moda, porém logo passou para outras áreas no setor de decoração, seja com objetos, como quadros, móveis, louças e muito mais está sendo amplamente preservado e valorizado.
O estilo vintage pode ser muito inovador e sofisticado de acordo com o tipo de decoração que adota para seu ambiente. Isto é, muitas pessoas gostam de locais com diferentes tipos de decoração, deixando o espaço com muitas informações, mas que deixa essa pessoa confortável.
Por outro lado, é comum também que a decoração vintage seja mais minimalista, com menos informações nas paredes e objetos pela casa, deixando o ambiente com uma sensação maior de tranquilidade no espaço.
Há diversas possibilidades de decorar seu ambiente do jeito que você gosta e com um custo reduzido. Por isso, neste texto trazemos algumas dicas de decoração vintage para sua casa. Siga a leitura para conferir e aproveite!
Apartamento studio: o que é, vantagens e para quem é indicado
“Vintage” é um termo de origem inglesa, que remete a algo clássico, antigo e de ótima qualidade que é incorporado para a atualidade.
No século XVIII o vintage começou a significar “ano que foi feito um vinho”. Mas o conceito da palavra se refere a tempos antigos, na década de 1920 a 1980, que era associado a qualquer tipo de objeto, móvel, automóvel, roupa e muito mais. Era basicamente uma fusão de vários estilos para definir uma personalidade suave e nostálgica para o local.
O estilo vintage tem um ar mais clássico e bucólico, com estampas clássicas, tons pasteurizados e envelhecidos, os móveis são de madeiras, e os objetos e tapetes são antiquários.
O estilo vintage surge após a Segunda Guerra Mundial, caracterizado por todos os adereços decorativos das casas na época de 1920 a 1980.
Com as dificuldades para a população durante e pós-guerra, foi desenvolvido o hábito de consertar objetos antigos e mobiliários usados na família, assim os trabalhos manuais eram valorizados, como o crochê e a técnica de patchwork.
Dessa forma, o estilo vintage se cria, significando “vinho do porto” que é considerado como uma ideia de quanto mais antigo, melhor é.
A decoração vintage se destaca pelos detalhes dos objetos que funcionam como peça-chave do ambiente, porém tem algumas características para ser caracterizado como vintage. Confira abaixo algumas das principais características desse estilo:
Os tons pastéis são uma das principais características das decorações vintage, geralmente é usado cores como salmão, verde água, azul-turquesa, rosa queimado e lilás, pois são cores que podem ser facilmente complementadas por objetos em tom dourado ou cobre.
Tonalidades neutras também é uma boa opção para conservar a delicadeza da decoração vintage, principalmente em superfícies como teto, paredes e pisos do ambiente.
Essas cores neutras podem ser entre branco, marrom, bege, cinza-claro ou outros tons que contribuam nessa delicadeza do estilo.
Outra característica da decoração vintage é a estampa com flores, visto que entrega muita presença para o ambiente e é muito usada nas casas como em papéis de parede.
Formas geométricas feitas com traços leves e linhas curvas, além de arabescos, também são estampas comuns em residências vintage.
O ideal é que escolham uma superfície visível para que a estampa se destaque. Outra opção é complementar o ambiente com vasos e ramos ou folhagens em locais da casa, ou até mesmo outros tipos de objetos desse tipo.
Móveis de madeira são uma das principais características de decoração vintage, principalmente se for móvel de herança familiar que está há anos circulando entre os familiares, ou até mesmo móveis garimpados em antiquários.
São mobílias muito delicadas, com detalhes cativantes e que deixam o ambiente ainda mais bonito e aconchegante visualmente.
Essas mobílias podem ser usadas na sala, cozinha, quarto ou até mesmo no banheiro, depende de quais cômodos deseja ter maior aderência desse estilo. Porém, são móveis que ficam excelentes em salas e quartos.
Objetos e acessórios antigos que são originais são muito difíceis de encontrar, embora ainda seja possível ver alguns em brechós e bazar.
Se você busca decorar sua casa em um estilo vintage, outra característica dessa decoração são os acessórios antigos espalhados pelos cômodos da casa, seja utensílios para cozinha, luminárias, telefones antigos, vitrolas, relógios, quadros, cristais ou até mesmo porta-retratos.
Os objetos metálicos com detalhes prata, dourado ou cobre também são ótimos para decoração de sua casa vintage, ainda mais se estiverem um pouco desgastados, como com manchas escuras nas bordas.
Embora muitas pessoas considerem objetos nesses tipos de condições como “lixos”, eles podem ter muito valor decorativo para ambientes nesse estilo.
Uma boa iluminação faz diferença em qualquer ambiente e diz muito sobre o estilo que esse local deseja demonstrar. Isto é, em uma decoração vintage a luz transmite aconchego, evitam usar luzes brancas para que não fique um aspecto superficial.
Esse estilo vintage pode fazer diferença através de feixes de luz em alguns pontos da casa, também fazer uso de lustres, abajur, candelabro, lamparina e outros objetos que retratam o elemento fogo e deixa o local mais aconchegante e bonito.
Comprar ou alugar: o que compensa mais?
Ter uma decoração vintage pode ser o desejo de muitas pessoas, mas que ainda não sabem como fazer. Por isso, confira abaixo algumas dicas de como deixar seu ambiente com esse estilo.
Utilizando das características desse estilo, você pode iniciar a decoração de sua casa pelas superfícies, por exemplo:
Além dessas dicas, a customização também pode ajudar muito na decoração vintage da sua casa. Veja algumas dicas de como customizar com elementos decorativos e com poucos materiais que vão deixar sua casa cada vez mais vintage:
Para preparar o mural de fotos você vai precisar de uma moldura que seja antiga ou ornamentada, além das fotografias que precisam ser preta e branca para fazer a composição do mural.
Essas fotos podem ser do que você desejar, familiares, animais de estimação, viagens, objetos, alimentos e demais coisas que você tem boas memórias.
Assim, com uso de cartolina ou outro papel em textura parecida, cubra o fundo da moldura que você escolheu, cole a cartolina no fundo da moldura, de preferência com cola quente. Depois, usando fita dupla face, cole as fotos na moldura preenchendo o espaço da forma que achar melhor.
Isso deixará o ambiente com muitas boas memórias registradas, além de ser uma decoração vintage e econômica para sua casa.
As placas divertidas também podem fazer uma excelente composição de casa vintage, pois além de deixar a casa mais divertida, essas plaquinhas podem remeter a alguma história da sua vida ou que você tem grande apreço.
Essas plaquinhas podem ser rótulos de produtos antigos, pode ser história em quadrinhos, propagandas de algumas décadas atrás, memes e muito mais.
Para fazer essas placas você pode buscar na internet o tema que você deseja, imprimir no tamanho que você quer as placas. Depois você precisará de folhas cortiças, que será a base de fundo dessas imagens escolhidas.
Em seguida, fixe as imagens impressas nessa cortiça usando alfinetes e pronto, suas plaquinhas já estarão preparadas para decorar todo seu ambiente, desde sala, até quarto e cozinha, sempre deixando com um visual mais descontraído e aconchegante.
Se sua parede está vazia e você quer inovar tirando um pouco dos quadros convencionais, uma opção é a treliça decorativa.
A treliça é uma estrutura de ferro formada por cinco ou mais triângulos, feitas por elementos retos. São muito fortes e esses ligamentos de triângulos são feitos por nós nas extremidades.
Porém, para desenvolver a treliça decorativa, qualquer tipo de material pode ser usado, desde grade de janela velha, até cabeceira de cama de ferro, roda de bicicleta e portões abandonados.
Assim, utilizando pregos e martelo, coloque o item que está usando como treliça e coloque fotos, quadros e até mesmo luzes. Além disso, também pode ser usada para colocar caqueiros de plantas trepadeiras sobre a treliça, pois as folhas conseguem se enrolar facilmente e preencher toda a grade.
Retrô e vintage são palavras usadas como sinônimo, porém não são as mesmas coisas. Entenda melhor abaixo!
O retrô é um estilo que foi inspirado em peças antigas ou que fizeram parte de alguma época não muito distante, por exemplo, nos anos 80 e 90, porém que continua fazendo enchendo os olhos de muitos decoradores.
Além disso, mesmo que o retrô se remete a coisas do passado, também podem ser utilizadas com objetos modernos.
Já o vintage basicamente é tudo que é real, ou mais precisamente falando, são objetos que foram utilizados e um passo mais distante. Então, são os objetos decorativos, móveis e acessórios passados de geração em geração, ou são garimpados em antiquário e em brechós.
O termo de decoração retrô e vintage são muito utilizadas diariamente em diferentes situações e ambientes, seja para apresentar algum estilo ou peça para decoração.
São objetos ou até mesmo peças de roupas que recebem leituras modernas/ contemporâneas de designers de móveis, produtos e interiores, porém é muito importante saber diferenciar cada um deles, pois tem suas referências e origem, bem como elementos diferentes.
Na decoração vintage os móveis e peças mobiliárias, como sofá, luminária, eletrodomésticos, poltronas e muitos outros, são de origem da época, mas que podem ser ou não encontrados para garimpar e em brechós.
Outro ponto interessante é que para ser considerado vintage é necessário que tenha pelo menos 20 anos de idade e menos de 100 anos. Ou seja, é necessário um intervalo de 80 anos para ser classificado para uma peça vintage.
Algumas peças dos anos 80 e 90 também são consideradas como “novo vintage”, e peças que têm pelo menos 50 anos são definidos como “verdadeiro vintage”.
Essa classificação determina que objetos que tenham mais de 100 anos são classificados como antiguidade, então todos os anos novos objetos ou móveis podem receber esse título centenário e ser considerado como uma antiguidade.
É importante ressaltar que tanto o retrô quanto o vintage são peças originais.
A decoração retrô faz uma ligação com peças que são inspiradas em muitas épocas passadas, ou seja, pode ser caracterizada por ser um estilo de releitura de décadas anteriores.
Além disso, muitos objetos, acessórios e móveis que são utilizados hoje em dia foram inspirados em design de produtos que foram criados nas décadas de 50 e 60.
Então, algumas peças retrô são mais facilmente achadas, por exemplo, eletrodomésticos coloridos, principalmente geladeiras e batedeiras, telefones e móveis com os pés de palitos, e até mesmo automóveis, que são muito valorizados por colecionadores.
Varanda Gourmet: o que é e diferentes estilos
A decoração vintage está há muitas décadas sendo apreciada, e por isso pode ser um dos motivos das diversas variações e características marcantes para inúmeras pessoas.
É um estilo de decoração que possibilita muita criatividade e conforto no ambiente que está construindo, inclusive podendo aproveitar outros objetos que talvez imaginassem não ter tanto valor para a nova decoração que deseja adotar.
A autenticidade é uma das marcas desse estilo de decoração vintage, então usar peças mais autênticas pode ser unidas com algo mais contemporâneo e se complementarem no ambiente.
É fundamental que haja equilíbrio na decoração, pois assim certamente haverá vários projetos com excelentes resultados, todos muito confortáveis em um ambiente descontraído e aconchegante na decoração que sempre desejou.
Para novas dicas de decoração, confira nosso blog e veja outros artigos que vão ajudar a deixar sua casa nova ainda mais confortável e bonita! Clique aqui agora mesmo!